quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Aonde isso vai parar?

FAZEN’DESENHANIMADO no NUPA - Núcleo Paulistano de Animação do CCJ
Convidados conversam com o público, apresentam filmes, respondem perguntas, falam de suas idéias e experiências.
 
Sábado, Dia 11 de Setembro

FÁBIO YAMAJI, DE REPENTE FAZEN’DESENHANIMADO
Entrada FRANCA

15h00: Diretores clássicos WARNER BROS parte DOIS: Ben Hardway, Jack King, Bob Clampett e Chuck Jones. Eles inventaram o cartum animado. Saiba quem foram e como contribuíram para criar esta arte. Exibição de filmes acompanhada de explicação e debate com o curador do Núcleo.

16h30: Fábio Yamaji, diretor, montador e fotógrafo, destacado animador na técnica stop motion, é autor de vários filmes premiados, entre os quais o curta O DIVINO, DE REPENTE (2009), destaque no Anima Mundi. Professor, Yamaji leciona no IED e na pós-graduação da Anhembi Morumbi. Mantém uma produção experimental de curtas em vídeo e fotografias com câmeras analógicas de baixa tecnologia (lomo/toy cameras).

N U P A
Núcleo Paulistano de Animação no CCJ
Curadoria: Céu D’Ellia

Já estou adiantando pra vocês a programação de Setembro, pois vou passar um tempo em um lugar sem luz elétrica, água quente e paredes. Muito menos internet e laptop. 
Sessão agradecimentos: Tenho que agradecer o esforço constante da equipe do CCJ. Todos, sem exceção. Primeira vez no Brasil que vou em um lugar onde até os seguranças são gente fina. Prometeram que iam acabar com aquele vazamento de luz no Espaço Sarau e cumpriram. Nossa projeção está muito melhor. - Sou realmente grato a todos vocês que trabalham no CCJ. Um lugar cada vez mais iluminado. Muito obrigado!

Estão me pedindo para postar aqui no blog algumas das imagens e informações da palestra que dei no mês passado, - Diretores Clássicos WARNER BROS parte UM- . Quando eu voltar faço isso, ok? 
Enquanto isso vão colocando na agenda estar com a gente no dia 11 de Setembro. Teremos o Fábio Yamaji, que como vocês leram aí em cima, merece ser ouvido. E seus trabalhos merecem ser vistos. Pelo menos é o que vários festivais brasileiros e internacionais estão achando de O DIVINO, DE REPENTE, que está recebendo vários prêmios por aí afora. Assim como o César Cabral, que esteve com a gente no Fazen'desenhanimado anterior, Yamaji também atua na área do stop-motion.
Para abrir a sessão, antes do Yamaji, dou sequência no estudo da contribuição dos diretores clássicos WB para a arte do cartum animado. 
Nesta segunda parte vamos conhecer melhor o sujeito que deu o pontapé inicial na criação do personagem mais popular do desenho animado nos Estados Unidos entre os anos 40 e 70. O sujeito é o Ben Hardway e o personagem NÃO é o Mickey e nem o Pato Donald. É o Pernalonga. Aliás, Bugs Bunny. E Bugs era o apelido do Hardway, que foi parar no coelho. O Pernalonga é definitivamente um personagem coletivo. Quase todos os diretores WB colocaram algo nele. Bob Clampett, outro diretor que veremos neste dia, espalhou por aí que foi ele o criador do coelho de longas pernas. E isso azedou de vez a relação dele com os outros. Principalmente com o Chuck Jones. Jones é o diretor WB com desenhos mais bonitos. Acho que não vai dar para não assistir nesse dia o hiper-mega-cult ONE FROG EVENING, único filme com o personagem Michigan J. Frog. 

Encontro você lá!

NUPA /C C J






http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br
Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila Nova Cachoeirinha






(11) 3984 2466


(ao lado do terminal de ônibus Cachoeirinha)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Anjo da História diz:

OUT OF MODEL: got to get you into my life

ou: Out of Renaissance via Refusés Model - A homenagem mais homenageada da história da arte? - A referência mais referida da histór...

Top 10 + Populares