sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Animação Canadense

FAZEN’DESENHANIMADO no Núcleo Paulistano de Animação do CCJ
Convidados conversam com o público, apresentam filmes, respondem perguntas, falam de suas idéias e experiências.
 
Sábado, Dia 6 de Março 

FAZEN’DESENHANIMADO NO CANADÁ
Entrada FRANCA

15h30: Exibição de animações de Norman McLaren e debate
16h30: Bate papo com Fernanda Whitaker, do Consulado do Canadá. A situação atual da indústria de animação canadense, os centros de pesquisa e experimentação, escolas especializadas, acordos de co-produção e intercâmbio com o Brasil.
Mostra de animações contemporâneas:
O stop motion de tirar o fôlego de MADAME TUTLI-PUTLI, de Lavis & Szczerbowski
O design  de Marv Newland em TÊTE À TÊTE À TÊTE, que influenciou as novas gerações do cartoon.
As sacadas  no mass media de McGills & Pertsch em TOTAL DRAMA ISLAND (ILHA DOS DESAFIOS).

Núcleo Paulistano de Animação no CCJ
Curadoria: Céu D’Ellia

No próximo dia 6 de Março voltam as atividades do Núcleo que estou colaborando pra implantar em São Paulo. O ano promete e, tudo correndo bem, muita coisa interessante vai acontecer, envolvendo toda a cidade. Por hora, voltamos com os bate-papos abertos a todo público. Além dos convidados, vamos ter sempre uma hora a mais de exibição de filmes, com debate. Pra abrir isso, nada melhor que um tributo a McLaren, um dos primeiros artistas a enxergar o lado plástico do tempo. Ainda não escolhi os filmes dele que vamos exibir, mas graças ao Consulado do Canadá estamos com a obra completa de McLaren e mais alguns extras no gatilho.
A Fernanda Whitaker vai apresentar um panorama da indústria de animação canadense contemporânea. E isso significa não só a pesquisa e o experimentalismo, mas uma atividade de ponta, bem estruturada e apoiada pelo poder público. Pra ilustrar sua fala, três filmes:
Madame Tutli-Putli será exibido integralmente e é uma obra técnicamente impecável, misturando stop-motion com inserções de live action digital.
Marv Newland está desde a década de 80 pesquisando um estilo de design que mistura cartum retrô com arte contemporânea. Muita coisa veio dessa escola, inclusive o popularésimo Bob Sponja. A primeira vez que encontrei com o Marv, foi em Zagreb, em 1985. Sempre um cara bem humorado. Em uma visita mais recente a ele, em Vancouver, me pediu pra reenviar-lhe um cartão postal que ele mesmo tinha desenhado. O cartão postal era a fase de uma animação. Cada fase seria postada de um lugar diferente do mundo e o barato seria filmar os desenhos e ver o que aconteceria com os selos e carimbos do correio dos diferentes lugares interagindo com a animação pré-desenhada. Deu pra entender? Ainda não vi o que aconteceu, mas foi a colaboração mais exótica que me pediram pra fazer em um filme até hoje. Mas o que esperar de um sujeito que se consagrou com um curta chamado Bambi encontra Godzilla?
E vamos exibir ao menos um trecho de Total Drama Island. A série já foi exibida no Brasil, ano passado, na Cartoon. Está agora no Boomerang. Conheci o Tom McGills em Toronto e conversamos algumas vezes, por um bom tempo. É impressionante a energia desse sujeito e a corte que ele tem na comunicação de massa. Ele sabe muito bem o que está fazendo e que o significa lidar com o main stream. Essa série em particular é uma paródia dos reality shows. Uma crítica mordaz ao jeito de pensar dos jovens adultos, sempre apegados a padrões de comportamento e carência de afirmação.
Tem muito mais, mas fica pra quem for participar do debate.


C C J
http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br
Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila Nova Cachoeirinha
(11) 3984 2466
(ao lado do terminal de ônibus Cachoeirinha)







Sem comentários:

Enviar um comentário

O Anjo da História diz:

OUT OF MODEL: got to get you into my life

ou: Out of Renaissance via Refusés Model - A homenagem mais homenageada da história da arte? - A referência mais referida da histór...

Top 10 + Populares